top of page
Buscar
Foto do escritorCamille

Três motivos para assistir "O Show de Truman"

Atualizado: 1 de set. de 2022


O filme "O show de Truman" nos apresenta um homem que passou sua vida inteira sendo televisionada sem seu consentimento. Ele vive e sempre viveu dentro de um estúdio, mas um dia, descobre toda a verdade.

Antes de tudo, preciso dizer que dentro desse texto vão ter spoilers, mas a regra é clara: se um filme foi lançado há 10 anos ou mais, não tem problema, mas se você se importa com esse tipo de coisa... Vai assistir ao filme! Prometo que você não vai se arrepender.

 

O filme "O Show de Truman" é um verdadeiro retrato da sociedade. Quando somos crianças, gostamos de assistir desenhos; eu pelo menos era assim: O meu preferido era Backyardigans. Às vezes eu podia sentir como se estivesse vivendo grandes aventuras dentro daquele quintal colorido, e sinceramente, a sensação era incrível.

Conforme os anos foram passando e eu fui crescendo, os desenhos pararam de ter graça (exceto Avatar, a lenda de Aang, esse é para o resto da vida), e os youtubers entraram em cena. Eu tinha muitas dúvidas sobre como eles ganhavam dinheiro para viver, foi quando entendi o que significava quando um deles parava o vídeo simplesmente para falar bem de algum produto ou marca.

Eu sei que as publicidades são o ganha-pão da maioria das pessoas que estão na internet e não há nada de errado nisso, mas tem um motivo para vídeos de publicidade terem, no mínimo, cinco vezes menos visualizações do que os outros: as pessoas sabem que aquele influenciador está sendo pago para falar bem sobre determinado produto, e quem pode garantir que ele sequer usa os produtos que diz amar?

O show de Truman é absolutamente genial desde a primeira cena por causa disso, nós somos apresentados para uma personagem que, ao se referir ao programa, diz "tudo é real aqui". Ela se sente como nós, ela procura por alguém que não está mentindo.

 

Outra coisa que me peguei pensando enquanto eu assistia ao filme foi "nós aceitamos tudo que nos é mostrado".

Cara, o Truman passou a vida inteira dele acreditando que tudo ao seu redor era real sem sequer questionar por muito tempo. Quanto de Truman existe em nós nesse quesito? Vou dizer por mim: nasci acreditando que eu deveria gostar de meninos simplesmente por eu ser uma garota, já que tudo o que me cercava, como filmes, livros e revistas não traziam nenhum tipo de representatividade lgbtq+, e me levou muito tempo para que eu pudesse me entender como uma mulher sáfica.

É preciso olhar para fora, às vezes. Não podemos viver sempre com o carro parado na mesma vaga do estacionamento; é diante de novas experiências que aumentamos nossa capacidade de sentir e podemos nos conhecer melhor.

Esse filme nos convida a olhar um pouco para os lados e questionar muitas coisas que nos foram ditas. Você não é uma pessoa ruim porque os outros dizem, você não é feio porque alguém algum dia te fez acreditar nisso. A verdade pode ser encontrada fora de nossas crenças, quando ampliamos nossos horizontes.

 

O Truman tinha uma casa, um carro, uma bela esposa e um ótimo emprego, mas assim que ele descobre que tudo aquilo não é real, a primeira coisa que ele faz é largar tudo e tentar fugir. Isso me deixou inteiramente intrigada: ele tinha tudo e mesmo assim escolheu fugir, mesmo sem saber o que ele poderia encontrar fora daquele estúdio de televisão, mas... Por quê?

Acho que seria impossível para ele continuar vivendo ali, e não estou dizendo fisicamente, mas sim com sua própria consciência. Como ele conseguiria suportar viver uma mentira após saber que a realidade é muito maior e mais vasta do que seu pequeno mundo?

Também pude chegar na conclusão de que ele não estava mais satisfeito com tudo aquilo. Ele fugiu porque não via mais sentido em viver todos os dias da sua vida da mesma maneira, vendo as mesmas pessoas, fazendo o mesmo trabalho, comprando o mesmo jornal etc. O Show de Truman é, acima de tudo, sobre a busca pela felicidade, e é por isso que esse filme se tornou um dos meus favoritos (não que eu seja um ótimo exemplo de pessoa que assiste milhares de filmes, mas de todos os que eu já vi, esse entrou fácil para meu top 10!).

Eu tenho uma amiga que fazia faculdade de arquitetura, tinha uma ótima família e uma casa linda, mas ela decidiu deixar tudo isso para trás e se tornar uma freira, mesmo sem o mínimo apoio de todos que a cercavam. Esses dias perguntei para a minha mãe se ela tinha notícias dela: "Ah sim, a mãe dela me mostrou uma foto sua com as amigas... Você precisava ver o tamanho do sorriso que ela tinha no rosto!". Existe algum exemplo de bravura maior do que esse?

Estava discutindo sobre isso com uma amiga minha e ela disse que se apegar a uma ilusão e permanecer nela é muito fácil, e eu sinto que, às vezes até fazemos isso como uma forma de proteção com nós mesmos: não terminamos relacionamentos por termos medo de acabarmos sozinhos, não corremos atrás de empregos melhores por conta do conforto e temos medo de demonstrar amor para as pessoas que amamos. "Acho que tem muito a ver com quão disposto você está a desafiar a vida".

A gente precisa abrir mais portas, mesmo sem saber o que está por vir.


 

Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram, de certa forma, a escrever esse texto. Sem vocês, ele não existiria: Rafa, Isa, Laryssa, Moma, Giovana, Luiz, Ligrini, Pavan, dona Rose, Lúcia, Julliah, Ana e Júlia Terra.

Obrigada galera, até a próxima!

478 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Linhas e Frases

3 comentarios


anagraballos23
06 ene 2023

Camille!

Que texto aconchegante... Quando li o título pensei que leria motivos saturados e trivialmente óbvios, como eu amo estar errada. A primeira parte do texto já me cativou pelo simples fato de ter Backyardigans nela, porém devo dizer que discordo completamente quando diz que desenhos vão perdendo a graça. Mas entendo que foi uma ferramenta de argumentação. Adorei a analogia entre o filme e os influencers, eu realmente nunca teria pensado em uma ligação tão específica e certeiramente cotidiana. A segunda parte foi, pessoalmente, uma montanha russa de emoções. Exatamente como: 🤔😲🤣😌. Me tirou uma alta gargalhada na parte "mulher sáfica", realmente não tava esperando esse termo. E, de novo, me surpreendeu como eu não tinha também pensado em…

Me gusta
Camille
Camille
08 ene 2023
Contestando a

oi ana, obrigada pelo comentário!

fico feliz em ter te trazido essas reflexões, sinto que o motivo pelo qual criei esse blog foi cumprido kkkkkkk

e wow, sua pergunta me pegou um pouco, mas acredito que sim. acredito que muitas pessoas não se importam com o bem-estar das outras e ainda acham que é um grande entretenimento.

gosto da ideia de discutirmos isso pessoalmente. estou esperando ansiosamente!

e mais uma vez, obrigada!

Me gusta

ketlindaiane2014
01 sept 2022

Texto incrível! Já me deu uma super vontade de assistir ! <3

Me gusta
Post: Blog2_Post
bottom of page